O Auditório Araújo Vianna.
Palco de diversos shows nacionais e internacionais, assembleias e palestras de personalidades renomadas, o Auditório Araújo Vianna faz parte da história de Porto Alegre. Inaugurado em 1927 e remodelado na década de 60, o projeto dos arquitetos Moacyr Moojen Marques e Carlos Maximiliano Fayet. Em 1997, foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Município e passou a ter sua preservação garantida.
A cobertura do Auditório Araújo Vianna foi debatida durante 30 anos entre a população de Porto Alegre. Em meados dos anos 90, nas reuniões do Orçamento Participativo no bairro Bom Fim, foi decidido que a questão seria uma das prioridades da região. A lona que cobria o Auditório foi inaugurada em outubro de 1996, em um histórico show de João Gilberto no local.
Em 2007, um edital de licitação para a recuperação do espaço foi publicado pela Secretaria Municipal de Cultura. As obras, que deram isolamento acústico e uma nova cobertura ao Auditório, foram realizadas através de uma parceria-público-privada. A Opinião Produtora venceu, no final de 2019, um novo edital e atualmente administra o Auditório Araújo Vianna e Teatro de Câmara Túlio Piva. Para a utilização dos dois locais, pelos dez anos seguintes, vai investir R$ 6,1 milhões em reformas.
Com o intuito de democratizar a sua utilização e abrir o Araújo Vianna para as mais diversas manifestações culturais, a Opinião Produtora tem a intenção de continuar com a programação de eventos adotada pela casa e investir em uma inédita pluralidade de atrações, capaz de contemplar diversos gêneros artísticos. Ao mesmo tempo, a empresa também vai garantir que o Auditório continue sendo um lugar de excelência técnica e artística, mas se mantendo atento às inovações necessárias para que o espaço siga crescendo em pleno século 21.
Estrutura do Auditório.
INFORMAÇÕES GERAIS
- Capacidade de público: 3.146 pessoas sentadas
- 1 Passarela Técnica
- Sistema de Ar-Condicionado Central
- 4 Camarins
PALCO – FORMATO CONCHA ACÚSTICA
- Palco Fixo
- Área Total: 284m2
- Boca de Cena (largura): 23m
- Boca de Cena (altura): VER ANEXO I
- Pé direito: VER ANEXO I
- Profundidade de palco: 14m
- Acessos Laterais para backstage: 2
MECANISMOS CÊNICOS
- 2 Varas Fixas na concha acústica com 12 tomadas para iluminação
- 5 Varas Motorizadas com 24 tomadas para iluminação – capacidade para 600Kg
* todas as tomadas elétricas das varas e passarela são do padrão brasileiro 20amp (2P+T) e estão com seus conectores machos posicionados sob o palco ao lado do quadro de energia para a iluminação.
ENERGIA
- 01 – Gerador 240 (KVA) Cummins Power Generation.
- 01- quadro para sonorização 380V 100amp localizado no lado esquerdo do palco. Conexão com conectores CamLock 400amp e barramento.
- 01- quadro para sonorização 380V 100amp localizado sob o palco no lado direito. Conexão com conectores CamLock 400amp e barramento.
- 02- pontos de energia para canhões localizados na estrutura de sustentação atrás da passarela.
* todas as tomadas elétricas das varas e passarela são do padrão brasileiro 20amp (2P+T) e estão com seus conectores machos posicionados sob o palco ao lado do quadro de energia para a iluminação.
Shows Históricos.
OUTROS SHOWS
- Alceu Valença
- Alicia Keys
- Alpha Blondy
- America
- Ana Carolina
- Benito di Paula
- Buena Vista Social Club
- Camisa de Vênus
- Capital Inicial
- Charles Aznavour
- Creedence Clearwater Revisted
- David Garrett
- Deep Purple
- Diogo Nogueira
- Engenheiros do Hawaii
- Eros Ramazzotti
- Fito Páez
- Ian Anderson
- Ian Gillan
- Ira!
- Ivete Sangalo
- Joan Baez
- Joe Satriani
- Jorge Drexler
- Julieta Venegas
- Julio Iglesias
- Lenine
- Los Hermanos
- Lulu Santos
- Macy Gray
- Maria Rita
- O Teatro Mágico
- Os Paralamas do Sucesso
- Paco de Lucía
- Papas da Língua
- Paulinho da Viola
- Péricles
- Rick Wakeman
- Roberto Carlos
- Simple Minds
- Skank
- Spy vs. Spy
- Tiago Iorc
- Titãs
- Tom Zé
- Village People
- Yes
- Youthu Yindi
- Zeca Pagodinho
- Zucchero